sexta-feira, 11 de maio de 2012


O coletivo de arte (Co)Existência participa de Simpósio de Cerâmica em Cuba


No período de 27 de março a 11 de abril do corrente ano, a professorartista Viviane Diehl, integrante do coletivo de arte (Co)Existência, do qual também participam Ilca Barcellos, Luiza Christ, Stéphanie Volkmer esteve representando o Brasil (região sul), no VIII SIMPOSIO INTERNACIONAL DE LA CERÁMICA DE ARTE “Puerto Príncipe”, na cidade de Camagüey, em Cuba.
Deste evento que teve como temática “TIERRA, FILOSOFIA, IDENTIDAD”, participaram teóricos e artistas de diferentes países do mundo. Durante o simpósio os artistas apresentaram seus processos artísticos e levaram uma obra que foi doada para o acervo do futuro Museu de Arte Contemporânea de Camagüey. Além de compartilhar experiências durante o trabalho no “Atelier Doña Íris”, coordenado por Oscar Lasseria, os artistas participaram de uma exposição das obras individuais, elaboradas neste período,  e da construção coletiva de um mural.
O projeto de intercâmbio e difusão da cultura do grupo (Co)Existência, coordenado por Luciane Garcez, foi atendido pelo Ministério da Cultura (MINC), com auxílio financeiro para as despesas da viagem.
Assim, contemplando a proposta de difusão cultural, a Professorartista Viviane Diehl faz uma palestra sobre a Cultura Cubana: impressões de viagem, para os alunos da graduação em Artes Visuais e Pedagogia, da Unoesc – Campus de Xanxerê, dia onze de maio e, no dia 18 de maio, no Campus aproximado de Capinzal.
As artistas:


Ilca Barcellos
Bióloga e artista plástica tem apresentado seu trabalho em salões e bienais de arte no Brasil e no exterior. Em 2007, obteve o prêmio aquisição do MASC, no Salão dos Jovens Artistas. Já expôs suas obras no Brasil, no Canadá e na Itália. Atualmente, trabalha no atelier e cursa disciplinas isoladas no CEART/UDESC. www.ilcabarcellos.blogspot.com

Luiza Christ
Artista plástica, graduada pelo CEART/UDESC, onde também atuou como bolsista do Programa Arte na Escola. Participou de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior (Alemanha, Argentina, Cuba, México, República Dominicana e Turquia). É pesquisadora e artista plástica do Atelier d’Arte, desenvolvendo produções artísticas em cerâmica. www.luizachrist.com

Stéphanie Volkmer
 Graduanda do Curso Superior em Tecnologia de Design de Produto no IFSC-Fpólis. Participou de encontros regionais e nacionais de Design. É frequentadora do Atelier d’Arte, associando conhecimentos básicos de cerâmica a projetos de design.

Viviane Diehl 
Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Professorartista nos cursos de licenciatura em artes de instituições universitárias privadas. É pesquisadora e artista plástica no Atelier Vivie Diehl, desenvolvendo produções artísticas e utilitárias em cerâmica. Participou de eventos e exposições individuais e coletivas nacionais e internacionais. www.atelierviviediehl.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSIRA, AQUI, TEUS COMENTÀRIOS!